quarta-feira, 30 de março de 2016

Você visita os museus de sua cidade?


Materia sobre sustentabilidade cultural no site da Fernanda Fuscaldo: www.fernandafuscaldo.com.br
http://fernandafuscaldo.com.br/voce-visita-os-museus-de-sua-cidade/
Você visita os museus de sua cidade?
por Fernanda Leal

Basta uma pequena viagem, para você perceber a diversidade dos costumes e tradições de um povo. A língua, agricultura, crenças, práticas de saúde.
No desenvolvimento clássico, interessado apenas no crescimento da economia, as diferentes culturas são desprezadas e destruídas… E para proteger algo de tanto valor, existe a sustentabilidade cultural.
Por quê preservar
Segundo a Unesco, a afirmação das culturas é essencial no desenvolvimento sustentável das cidades e territórios no plano humano, econômico, político e social. A organização ainda aponta alguns pontos sociais que podem ser abordados pela perspectiva cultural:
– Erradicação da pobreza
– Democracia e participação
– Perspectiva de gênero
– Consumo responsável
– Educação e aquisição de capacidades/habilidades
– instrumentos educativos, relacionando os conceitos em diversas áreas.

Muito além de arte

A cultura da sustentabilidade vai muito além da arte, trata da cultura como um todo, como um bem comum da localidade, do país, de saúde para o planeta – social, mental e ambiental.
Integrando conhecimentos e ações temos a sustentabilidade, uma visão muito maior que ambientalismo, estamos falando de preservação e desenvolvimento do Bem Comum.

Na prática

Os bens comuns são patrimônios da humanidade, valores partilhados, imaginários, bens necessários para a vida, criações coletivas. Na prática, a cidade deve ser um bem comum – a água, a terra, a alimentação, os patrimônios culturais materiais e imateriais fazem parte de uma cultura urbana sustentável.
Vamos preservar nossos patrimônios culturais! Comece indo e incentivando seus amigos e familiares a visitarem os museus, parques e bibliotecas da sua cidade.
Lembre-se: Agir Local, Pensar Global




Nenhum comentário:

Postar um comentário