segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Materia  sobre  Sustentabilidade Empresarial  na coluna sobre sustentabilidade  no site da Fernanda Fuscaldo.

http://fernandafuscaldo.com.br/como-melhorar-a-imagem-de-sua-empresa/

Como melhorar a imagem de sua empresa

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Já parou para pensar que sua empresa faz escolhas que afetam diretamente o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade? Parece complicado, mas mesmo empresas pequenas tem um papel importante. Papel esse que impacta diretamente na imagem de sua empresa.
Para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

Importância

Construir uma positiva a imagem da empresa junto aos consumidores, que vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Vale ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”, as práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Outras vantagens destas práticas para empresa, são economia, com redução dos custos de produção, aumento da satisfação dos funcionários e colaboradores, valorização das ações em bolsas de valores.

Na prática

As práticas sustentáveis nas empresas passam pelo uso dos recursos, o que fazem com os resíduos e como contratam e tratam seus funcionários. Alguns exemplos:
– Criação de projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente.
– Adoção de projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida.
– Embalagens dos produtos feitas com materiais recicláveis
– Não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente.
– Não utilização de trabalho infantil, forçado ou escravo.
– Não adotar práticas que visem tirar vantagens em concorrências públicas, isto é, não deve aderir, em hipótese alguma, à esquemas de corrupção.
– Não utilização de formas de discriminação (raça, cor, religião, opção sexual e etc.) nos processos de seleção de funcionários. Uso de formas justas, respeitando os princípios de igualdade de direitos no processo seletivo.
– Respeito às leis trabalhistas do país
–  Segurança dos funcionários no ambiente de trabalho
– Sistema de atendimento ao consumidor (SAC) eficiente.
– Informar os consumidores a respeito das características dos produtos que vendem ou dos serviços que prestam.
– Orientar seus consumidores a respeito do descarte das embalagens, produtos com validade vencida ou que não serão mais utilizados por qualquer outro motivo e adoção, quando for o caso, do sistema de logística reversa. Este visa evitar que determinados produtos sejam descartados no meio ambiente.

Para o consumidor

Se você é consumidor e quer saber se a empresa faz a parte dela, basta analisar o I.S.E. – Índice de Sustentabilidade Empresarial, que o BOVESPA criou para medir o grau de sustentabilidade empresarial das empresas que têm ações na bolsa. Já existem trinta e duas empresas vinculadas ao I.S.E. e alcance deve aumentar consideravelmente muito em breve.
Vamos seguir esta onda? Que tal transformar sua empresa em uma empresa sustentáveis e ainda melhorar sua imagem? Vale a pena!
Lembre-se: Agir Local, Pensa Global

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