segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Materia da coluna sobre sustentabilidade publicada no  site :www.fernandafuscaldo.com.br

http://fernandafuscaldo.com.br/10-dicas-para-fazer-seu-carnaval-sustentavel/

10 dicas para fazer seu carnaval sustentável

Resultado de imagem para imagem carnavalJá é carnaval! Para os foliões, diversão garantida nos blocos, desfiles e bailes. Para quem gosta de sossego, um feriadão para descansar ou passear. Mas será que é possível aproveitar a festa e contribuir para um mundo mais sustentável ao mesmo tempo? Quem disse que folia não combina com educação ambiental? Entre na brincadeira e confira as nossas dicas por uma folia mais consciente.
Separei 10 dicas, simples e práticas para festejar a data sem culpa, que valem para os foliões de carteirinha e para quem vai curtir outra programação nesse período.

Vai viajar?

1. Antes de viajar, não se esqueça de tirar os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada, tais como TV, DVD, microondas e carregador de bateria. O modo “stand-by”, que fica acionado quando o aparelho está desligado, mas conectado à rede elétrica pela tomada, é responsável por até 25% da energia consumida por esses equipamentos.
2. Ao chegar no destino, seja um turista consciente, procure minimizar os impactos ambientais de sua viagem, respeite os costumes dos lugares visitados, prestigie a cultura e a economia locais.

Vai ficar na sua cidade?

3. Aproveite a cidade vazia, se sua cidade não for destino de foliões, aproveite a tranqüilidade e o tempo livre em atividades que não custam dinheiro e não consomem recursos naturais: caminhadas, visitas a parques, museus e centros culturais, maior convívio com a família.

Vai pular carnaval?

4. Produza menos lixo. Isto gera um alto custo extra de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos, por exemplo, para maior segurança no próximo carnaval.
5. No carnaval, mais do que nunca, jogue o lixo exclusivamente no lixo.
6. As fantasias de carnaval são usadas, em geral, apenas por um dia. Portanto, para evitar o desperdício, nada melhor do que reutilizá-las, trocá-las com amigos, reciclá-las.
7. Cuidado com os excessos. O consumo excessivo de bebidas é responsável pela maioria dos acidentes e pelos altos níveis de violência no carnaval. Não passe da conta neste carnaval, consuma bebidas e alimentos com moderação, protegendo a sua saúde e a integridade física de todos.
8. Não desperdice água. Se você já é um consumidor consciente de água, redobre os cuidados no carnaval.Tome banhos mais curtos, desligue o chuveiro na hora de se ensaboar.

Para todo mundo

9. Gaste menos combustível. Prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, o principal responsável pelo aquecimento global. Entre o avião e o carro, prefira o carro. Entre o carro e o ônibus, fique com o último. E aproveite os dias livres para andar de bicicleta e a pé.
10. Divulgue o consumo consciente. Sempre que tiver oportunidade, divulgue os princípios do consumo consciente. Contribua para que o carnaval seja cada vez mais uma época de alegria e paz e não de violência e ameaça ao equilíbrio do planeta.
E ai vamos aproveitar esse período carnavalesco e fazer nossa parte? A animação e a alegria já estão garantidas. O planeta não tira férias de nós, logo não podemos tirar férias dele. Cidadania com alegria.
Lembre-se: Atitude Local, Pensar Global

Nenhum comentário:

Postar um comentário