segunda-feira, 11 de novembro de 2013


Os 5 R’s preconizados pelo Fórum Nacional de Lixo & Cidadania

O Fórum Nacional Lixo e Cidadania é uma articulação de cerca de 50 instituições
governamentais e não governamentais, criada em 1998 por estímulo e sob a coordenação do UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, visando a erradicar o trabalho infantil com lixo no Brasil.O Fórum Nacional possui uma rede de fóruns estaduais implantados em quase todo o país e com fóruns municipais, que constituem espaços de gestão compartilhada entre os diversos atores do Poder Público e da sociedade civil que atuam em resíduos sólidos e em áreas correlatas no nível local.

Propõe a erradicação dos lixões e uma gestão adequada dos resíduos sólidos e para enfrentar este desafio é necessário utilizar diversos mecanismos de conscientização.

A minimização da produção de resíduos vem sendo praticada com a utilização do conceito dos 3 R’s por vários países inclusive o Brasil desde a ECO 92 ,através da Agenda 21 e o Fórum Nacional Lixo & Cidadania incluiu mais 2R’s sendo conhecido atualmente como os 5 R’s para a implantação da Coleta Seletiva. Vamos a eles:


REDUÇÃO – é a utilização de processos e práticas para evitar e /ou  diminuir o volume de resíduos sólidos que se gera. É a reordenação dos materiais que usamos no dia-a-dia evitando o desperdício e desenvolvendo o senso crítico ao consumir.É um grande desafio visto que o consumidor é estimulado a consumir o quanto quiser.

 
REUTILIZAÇÃO OU REAPROVEITAMENTO - é reutilizar e/ou reaproveitar materiais e objetos que seriam descartados no lixo dando uma função diferente da função original como, por exemplo: papel de rascunho, tapetes de plásticos, produtos artesanais. A aplicação deste conceito miniminiza a quantidade de rejeitos.


RECICLAGEM - É o resultado de uma série de atividades através da qual materiais segregados são processados por meio físico - químico para serem usados como matéria-prima na manufatura de produtos. Através da reciclagem os materiais podem retornar ao seu ciclo de vida como, por exemplo, o vidro, a lata, o papel.

A reciclagem deve ser incentivada não só por serviços permanentes de coleta seletiva, como também pelo estímulo à comercialização de produtos reaproveitáveis e reciclados.

Devemos pensar: tudo o que eu jogo fora tem um outro uso.


RESPONSABILIDADE – É o que temos que ter em relação à questão dos resíduos sólidos atuando como agentes ambientais em nossa comunidade. È uma habilidade global, do poder público: federal, estadual e municipal, da indústria e do comércio, da escola e do cidadão. Responsabilidade ambiental gera uma responsabilidade social principalmente pós-consumo.

RESPEITO – Pela sociedade e pelo ambiente, criando um desenvolvimento sustentável.

 
O papel dos Fóruns Municipais Lixo & Cidadania  é estimular e colocar em pratica estes conceitos através de ações pontuais e da divulgação dos mesmos para toda a sociedade assim, mais e mais pessoas podem aderir as praticas ambientalmente adequadas e adquirir hábitos saudáveis.Comece agora mesmo  a fazer a coleta seletiva utilizando estes conceitos acima citados.


( Fonte: Do Lixo à Cidadania – Estratégias para Ação produzido pela Caixa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário