quinta-feira, 12 de novembro de 2009

AGIR É SER CIDADÃO

Ao falarmos de meio ambiente e preservação sempre pensamos nas florestas,rios,etc... e nos esquecemos do meio em que vivemos - a área urbana.
Temos muito o que trabalhar no perímetro urbano para uma boa qualidade de vida da população,principalmente as mais carentes que sofrem com a falta de saneamento (que engloba saúde pública,tratamento de água e esgoto,sistema de drenagem e coleta de lixo).
Mas podemos começar com pequenas Atitudes de Cidadania.
Você já reparou na quantidade de panfletos que são distribuídos pelas ruas?Na verdade essas pessoas estão trabalhando e divulgando alguma coisa,ou seja,precisam estar ali.Reflita: É necessário este panfleto para você?Se sua resposta for negativa tenha duas opções:Agradeça e não pegue-o ou jogue-o na lixeira mais próxima e jamais no meio da rua como vemos tanto por aí.
Nos eventos públicos(shows nas praças,praia e etc..) vemos muito lixo no chão e pouca lixeira,portanto devemos como cidadãos solicitar a Companhia de Limpeza uma maior colaboração lembrando que nós podemos ajudar procurando a lixeira mais próxima para jogar nosso detrito.
O conceito “ Se tem gari é para limpar a rua e por isso jogo o lixo no chão” está totalmente errado. O funcionário da limpeza pública está nas ruas para retirar folhas e galhos que podem entrar num bueiro quando chove obstruindo o escoamento da água,além de retirar os detritos das lixeiras públicas.
Lembre-se de que a rua não é lixeira e que podemos sim evitar jogar pelo chão os mais variados resíduos como papel de bala e picolé,copos de plástico,chicletes entre outros.
E aí vamos mudar nossos conceitos e contribuir para uma Cidade mais Limpa?Conto com você.

Ø Fernanda de Oliveira Leal – Engenheira Civil, Sanitarista e Ambiental.
Artigo publicado no Jornal de bairro - Correio de Icarai n°2 /2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário