quinta-feira, 1 de setembro de 2016

5 dicas práticas de colaborar já pelo meio ambiente


Materia publicada no Site de Fernanda Fuscaldo:http://fernandafuscaldo.com.br/5-dicas-praticas-de-colaborar-ja-pelo-meio-ambiente/

Resultado de imagem para foto de flores em ambientes sustentáveis

Falar em colaborar para o meio ambiente, parece algo distante do dia a dia e por vezes complicado, não é mesmo? Mas saiba que é possível, com 5 atitudes colaborar já pelo meio ambiente. Essas 5 atitudes são baseadas nos 5 R’s preconizados pelo Fórum Nacional de Lixo & Cidadania.
O Fórum Nacional Lixo e Cidadania é uma articulação de cerca de 50 instituições governamentais e não governamentais, criada em 1998 por estímulo e sob a coordenação do UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, visando a erradicar o trabalho infantil com lixo no Brasil, propõe a erradicação dos lixões e uma gestão adequada dos resíduos sólidos e para enfrentar este desafio é necessário utilizar diversos mecanismos de conscientização.

Reduza

Evitar e/ou diminuir o volume de resíduos sólidos que se gera na sua casa, no seu trabalho. É a reordenação dos materiais que usamos no dia-a-dia evitando o desperdício e desenvolvendo o senso crítico ao consumir. Sim, é um grande desafio visto que o consumidor é estimulado a consumir o quanto quiser…. mas é possível começar pequeno e ir aos poucos se acostumando a reduzir.

Reutilize

Reutilizar e/ou reaproveitar materiais e objetos que seriam descartados no lixo dando uma função diferente da função original. Na prática, papel de rascunho, tapetes de plásticos, produtos artesanais. Isto miniminiza a quantidade de rejeitos.

Recicle

Através da reciclagem os materiais podem retornar ao seu ciclo de vida como, por exemplo, o vidro, a lata, o papel.
A reciclagem deve ser incentivada não só por serviços permanentes de coleta seletiva, como também pelo estímulo à comercialização de produtos reaproveitáveis e reciclados. Devemos pensar: tudo o que eu jogo fora pode ter um outro uso.

Responsabilize-se

Responsabilizar a nós mesmos sobre os resíduos sólidos que produzimos, como também, cobrar a responsabilidade do poder público: federal, estadual e municipal, da indústria e do comércio, da escola e do cidadão. A responsabilidade ambiental gera uma responsabilidade social principalmente pós-consumo.

Respeite

Antes de tudo, repeitar a sociedade e o ambiente, criando um desenvolvimento sustentável.
Vamos praticar, veja aqui algumas dicas?

8 atitudes para fazer seu dia a dia sustentável


Fazer nosso dia a dia sustentável parece complicado… Sabemos da importância da sustentabilidade, mas nem sempre nos damos conta que podemos contribuir com pequenas mudanças de hábitos cotidianos para a conquista de um planeta sustentável, com o meio ambiente preservado e recursos naturais para muitas gerações.
Vamos conhecer algumas atitudes sustentáveis e coloca-las em prática?
1) Não desperdiçar comida – compre menos no supermercado para não deixar que elas vençam e cozinhe menos para que não estrague e você precise jogar fora.
2) Desligar a torneira ao escovar os dentes e se barbear
3) Separar o lixo reciclável
4) Apagar as luzes que os outros deixaram acesas
5) Recusar sacolinhas plásticas sempre que puder
6) Usar pilhas recarregáveis
7) Nunca, jamais, em hipótese alguma jogar lixo na rua
8) Reaproveitar e transformar todo o material que puder
Ser uma pessoa sustentável é estar constantemente provendo o melhor para você, para as outras pessoas e para o meio ambiente, não só para o momento presente e sim visando o futuro.
É simples e fácil ser uma pessoa sustentável, basta agir com coerência e ter consciência de que as atitudes embora pareçam pequeninas são importantíssimas no processo de socorro a todos os seres vivos desse planeta.
É simples e fácil ser uma pessoa sustentável, basta agir com coerência e ter consciência de que as atitudes embora pareçam pequeninas são importantíssimas no processo de socorro a todos os seres vivos desse planeta.
Você faz algumas dessas atitudes na sua casa?
Lembre-se: Agir Local, Pensar Global

Nenhum comentário:

Postar um comentário